28 de novembro de 2022

Conheça o que é Racismo e quais são as suas ramificações

tempo médio de leitura: 2 minutos

Saiba mais sobre Racismo Estrutural, Institucional, Individual, Cultural e Ambiental

Racismo é o processo pelo qual sistemas e políticas, ações e atitudes criam oportunidades e resultados desiguais para as pessoas com base em sua raça. O racismo é mais do que apenas preconceito em pensamento ou ação, uma vez que ele ocorre também quando esse preconceito – seja individual ou institucional – vem acompanhado do poder de discriminar, oprimir ou limitar os direitos alheios.

A Swift reitera seu compromisso com a diversidade por meio de treinamentos obrigatórios para todos os colaboradores, onde é possível, através de conteúdos que contribuem para o desenvolvimento humano e profissional, conhecer as políticas antirracistas. Com o objetivo de promover um ambiente de trabalho acolhedor, inclusivo, esta ação contribui para a disseminação da cultura de diversidade e inclusão na companhia.

O racismo inclui todas as leis, políticas, ideologias e barreiras que impedem as pessoas de experimentar justiça, dignidade e equidade por causa de sua identidade racial. Ele pode ser apresentado na forma de assédio, abuso ou humilhação, violência ou comportamento intimidador. Conheça abaixo os tipos de racismo:

Racismo Estrutural

Bases de cunho racistas criadas e enraizadas na sociedade, como o uso de termos como: “A coisa está preta”, “Criado mudo” e “Fazer nas coxas”. A herança discriminatória do período escravocrata, a falta de medidas e ações que integrassem negros e indígenas na sociedade (como políticas de inclusão racial no mercado de trabalho) gerou o que se define por racismo estrutural.

Racismo Institucional

O racismo institucional ocorre quando há exclusão e desigualdade de certos grupos raciais em instituições públicas e privadas. É uma consequência do racismo estrutural, com práticas e normas que não reprimem ações de cunho racista.

Racismo Individual

O racismo institucional é expresso em atitudes discriminatórias individuais, através de estereótipos, insultos e rejeição a uma pessoa que não possua as mesmas características étnicas que a sua. Desta maneira, temos expressões como: “é preto, mas é limpinho” ou “ índio bom é índio morto” que revelam o profundo desprezo a todo um grupo.

Racismo Cultural

Resulta na crença que existe superioridade entre as culturas existentes, no amplo sentido que “cultura” engloba, religião, costumes, línguas, dentre outras. O racismo cultural foi usado como justificativa para colonizar e dominar territórios desde a Antiguidade. Na época moderna, esse tipo de racismo pode incluir elementos do racismo institucional e individual.

Racismo Ambiental ou Ecológico

Identificado quando populações desfavorecidas recebem tratamento inferior, como, por exemplo, em desapropriações para a construção de represas e outras obras públicas. Refere-se principalmente a ações contra a natureza e contra ecossistemas que prejudicam povos mais pobres. Nas cidades, ocorre também por meio de discriminações contra comunidades periféricas.