O termo capacitismo significa a discriminação de pessoas com deficiência, com a subestimação da capacidade e aptidão delas. É uma forma de preconceito, vindo de forma frequente de pessoas sem deficiência, que, julgam de forma equivocada as capacidades e habilidades das que possuem.
A Swift confirma seu compromisso com a diversidade por meio de treinamentos obrigatórios para todos os colaboradores com conteúdos sobre o tema. A iniciativa tem o intuito de trazer à tona o assunto e colaborar para a não disseminação da crença de que pessoas com deficiência não são capazes de atuar ativamente na sociedade.
Este tipo de preconceito, geralmente, acontece de forma “camuflada”, ou seja, quando a discriminação em razão da deficiência supervaloriza a realização de tarefas básicas, como trabalhar e estudar, por exemplo.
Conheça os tipos de capacitismo:
Capacitismo Médico:
Quando as pessoas com deficiência são vistas como se estivessem ou fossem doentes.
Capacitismo recreativo:
Termo usado para definir o tipo de capacitismo mais comum entre a sociedade, sendo brincadeiras de mau gosto envolvendo os diversos tipos de deficiências.
Capacitismo institucional:
Ocorre quando as organizações contratam pessoas com apenas um ou poucos tipos de deficiência buscando facilidades na contratação e adaptabilidade, e não geram equidade em relação aos colaboradores sem deficiência.
Conheça alguns termos que são caracterizados como capacitistas e devem ser evitados:
- Fingir demência
- Dar uma de João sem braço
- Dar uma mancada
- Está cego/surdo?
- Mais perdido que cego em tiroteio
- Para de ser retardado
- Mudinho/ceguinho
- Nem parece que você é uma pessoa com deficiência
- Pensei que você era normal