9 de dezembro de 2022

7 dicas para reduzir o desperdício de alimentos

tempo médio de leitura: < 1 minuto

Você sabia que, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), por ano, 931 milhões de toneladas de comida vão parar no lixo?

Diariamente, alimentos apropriados para o consumo são desperdiçados, sendo em sua maioria, pelo o que é consumido dentro das casas. Os produtos Swift possuem uma tecnologia inovadora de ultracongelamento individual chamada IQF – Individually Quick Frozen – que permite que o consumidor retire da embalagem apenas o que vai preparar e guarde o restante no freezer, evitando assim o descarte exagerado dos alimentos.

A Organização das Nações Unidas (ONU) acredita que para combater a fome é essencial reduzir o desperdício, que muitas vezes acontecem por causa de manipulação e transporte inadequados, conservação em embalagens impróprias e compras desnecessárias ou excessivas.

Confira algumas dicas para evitar o desperdício de alimentos:

  1. Planeje suas compras no mercado com uma lista do que você precisapara evitar que você adquira uma quantidade de alimentos superior ao que será consumido e eles estragarem e irem para o lixo.
  2. Adquira os produtos IQF da Swift, que são congelados individualmente e permite que você retire do pacote apenas o que vai utilizar, congelando o restante.
  3. Reutilize perdas inevitáveis de frutas, verduras e legumes. Alguns produtores rurais utilizam as perdas como alimento para os animais ou como adubo por meio da compostagem.
  4. Separe os alimentos saudáveis dos apodrecidos, como frutas, legumes e verduras para que os microorganismos não os decomponham também.
  5. Avalie com atenção o alimento que você está prestes a descartar, pois muitas vezes eles estão em ótima qualidade.
  6. Organize os alimentos no armário com a data de validade em ordem crescente, colocando os itens que vão vencer primeiro na frente.
  7. Leia o rótulo e observe o tempo que os produtos podem ficar na geladeira depois de abertos para evitar que estraguem.