A Swift, em parceria com a LG, implementou sistemas de ar-condicionado mais eficientes em algumas de suas lojas. Quando comparado ao modelo tradicional, o equipamento reduz em 40% a energia mensal da loja, controla e diminui as emissões de gás carbônico, além de possuir selos como o LEED [Leadership in Energy and Environmental Design] – um sistema internacional de certificação que tem o intuito de incentivar e acelerar a adoção de práticas de construção sustentável.
O sistema de monitoramento remoto, que funciona durante 24 horas por dia, permite que o colaborador da Swift não atue no controle de temperatura da loja. Dentre um dos estudos da marca, foi identificado que suas lojas ficavam com o sistema de ar-condicionado ligado durante todo o dia, o que além de aumentar o consumo de energia, causa desgastes na máquina e má qualidade do ar.
Com a tecnologia do sistema, os equipamentos são ligados e desligados em horários determinados e é desligado também conforme necessidade do ambiente. Por exemplo: se o ambiente externo da loja apresenta a temperatura de 18º C, o equipamento automaticamente não é acionado. Além disto, ele permite a remoção da umidade das portas dos refrigeradores expostos nas lojas da marca que armazenam seus produtos, melhorando a durabilidade dos equipamentos.
“Como colaboradora da área de engenharia da Swift é muito gratificante participar de projetos como este. Diante de todas as vantagens da parceria com a LG, posso citar a diminuição na periodicidade dos equipamentos, sem perda da qualidade do ar para nossos colaboradores e clientes” explica Fernanda Alcântara, coordenadora de Engenharia e atuante nos projetos de sustentabilidade da Swift.