Neste segundo semestre do ano, a Âmbar concluiu a construção de sua segunda usina de geração solar fotovoltaica, localizada no município de Porto Feliz, São Paulo, que atenderá aproximadamente mais 10 lojas Swift da região. A usina conta com 2.352 placas fotovoltaicas e têm a potência de 1.293,6 kWp (quilowatt pico), unidade de medida que significa o máximo de energia produzida em condições ideais por meio da potência de um painel fotovoltaico. A potência equivale à energia consumida por mil residências e o sistema evitará a emissão de 56,4 toneladas de CO₂ na atmosfera, o mesmo que o plantio de 81 novas árvores por mês.
Desde 2019, a Swift implementa painéis de energia fotovoltaica, utilizando energia solar limpa e renovável em suas lojas e em todas as vans – veículos utilizados como unidades móveis para venda dos produtos da marca. Além de instalações de placas nos telhados, algumas lojas são abastecidas por usinas fotovoltaicas que possuem os painéis que captam a luz solar e geram energia elétrica. Assim, a Swift gera menos gases poluentes e minimiza o impacto ambiental.
Atualmente, a Swift possui parceria com 2 empresas geradoras de energia solar: a CGC Energia e a Âmbar Energia. Com a CGC, a marca possui 17 lojas no interior de São Paulo que são atendidas por 5 fazendas solares. Já em conjunto com a Âmbar Energia, empresa do grupo J&F que atua desde a geração até a comercialização de energia, outras 10 lojas Swift são atendidas pela primeira usina solar do grupo, Âmbar Saltinho, inaugurada em julho deste ano.
Além disto, expandindo do interior para a capital paulista, 7 lojas Swift serão atendidas pela mini usina fotovoltaica localizada nos telhados do Centro de Distribuição da Flora, outra empresa do grupo J&F. O CD fica situado na zona oeste de São Paulo, no endereço da matriz do grupo – Marginal Direita do Tietê, 500 – Vila Jaguara e tem previsão de iniciar o atendimento às lojas Swift em novembro deste ano.