Turismo sustentável ou turismo ecológico é uma maneira de viajar e descobrir um destino de forma consciente, havendo respeito à cultura, meio ambiente e pessoas. Este tipo de turismo se dá pelo equilibro entre a demanda dos turistas e as necessidades de preservação do destino com a preservação das tradições locais e recursos naturais, dando protagonismo e renda às comunidades residentes que sobrevivem pela atividade turística.
O setor é tão relevante para o cenário mundial porque gera empregos, possibilita a integração entre as culturas e a troca de experiências entre pessoas de toda a parte do mundo. Por outro lado, se não houver sustentabilidade na atividade turística, crescerão as emissões de gases que colaboram com o efeito estufa e aumentarão a geração de lixo e o esgotamento de recursos naturais. Por isto, abaixo estão listadas algumas dicas de como ser um turista mais consciente e, pensando em locais onde a Swift possui operação de lojas, há indicações de dois lugares que oferecem turismos sustentáveis.
TURISMO SUSTENTÁVEL NO BRASIL
O Brasil é um dos países que apresentam a maior biodiversidade do mundo e possui pontos turísticos que oferecem esta opção sustentável ao longo de seu território. Separamos indicações de turismos ecológicos em São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal.
SOCORRO (SP)
A 3 horas da capital de São Paulo, a cidade oferece muita aventura como um turismo sustentável, com diversas opções de passeio que vão de trilhas a cachoeiras realizados de uma maneira que respeita o meio ambiente. O local oferece a visita à Pedra da Bela Vista, que permite que o turista conheça a história do local e aproximar-se da cultura.
Além disto, há diversas opções de hospedagens sustentáveis como é o caso do Hotel Fazenda Campo dos Sonhos que tem o compromisso de preservar a natureza e realiza a inclusão de pessoas com deficiência com atividades de lazer e aventura adaptadas para este público. A cidade ainda conta com opções de parques ecológicos que possibilitam que o turista conheça o destino sem prejudicá-lo e incentiva a atividade turística por parte de sua comunidade, aumentando a renda e melhorando a economia local.
CHAPADA DOS VEADEIROS (GO)
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros apresenta o bioma do Cerrado com toda a sua biodiversidade e realiza o manejo das áreas a serem protegidas com estratégias de visitação, prevenção a incêndios, conservação, educação ambiental e proteção. O local é considerado uma Unidade de Conservação Permanente (UCP), ou seja, recebe proteção para preservar seus recursos hídricos, paisagem, fauna e flora, proteção do solo e bem-estar da comunidade local. Estas unidades possuem a preservação integral dos ecossistemas e outros elementos naturais, que estão dentro de seus limites. São de posse e domínio públicos.
Além disto, a Chapada dos Veadeiros possui o maior território quilombola do país: Kalunga. Ele abrange três municípios goianos na região da Chapada e foi reconhecido por um programa ambiental da ONU como o primeiro Território e Área Conservada por Comunidades Indígenas e Locais (Ticca) do Brasil. Segundo o G1, o título internacional é concedido a regiões que mantêm a conservação da natureza e asseguram o bem-estar de seu povo. Para obter o Ticca, é necessário que o território seja uma área preservada, respeitando os costumes da população, o cultivo da terra e o trabalho exercido, garantindo uma conexão entre o povo e a conservação da natureza.