A Swift possui equipamentos de frio, como refrigeradores e freezers, para armazenar os produtos comercializados em suas lojas. Em linha com o compromisso da JBS em zerar o balanço das suas emissões de gases de efeito estufa até 2040, a marca realizou a troca destes equipamentos para modelos mais sustentáveis que consomem menos energia e utilizam gases que reduzem o impacto na camada de ozônio.
A tecnologia dos equipamentos, fornecidos pela empresa AHT do grupo Daikin, permite que o gás natural propano, utilizado para refrigerar, não demonstre perda de desempenho quando comparado aos refrigeradores convencionais que utilizam o gás carbônico. Estes novos modelos foram selecionados pela Swift devido ao baixo Potencial de Aquecimento Global (GWP) do propano. Ao usar este gás natural, os dispositivos AHT oferecem o melhor GWP global da categoria e com a implementação dos equipamentos, as lojas apresentaram mais de 40% de redução do consumo de energia.
“O conjunto dessas iniciativas acarretou na redução de 65% do Impacto de Aquecimento Equivalente Total (Total Equivalent Warming Impact – TEWI) que expressa o impacto de um sistema de refrigeração combinando seu efeito direto e indireto no aquecimento global. Inclui o efeito estufa gerado pelo gás refrigerante, mas também o CO2 emitido para gerar a quantidade de eletricidade consumida pelo sistema ao longo de sua vida útil” explica Airton Peres, gerente de engenharia e inovações da Swift.
O monitoramento remoto dos equipamentos calcula a eficiência energética e atua diretamente na máquina se ela apresentar algum tipo de problema. Além de garantir a qualidade dos produtos da marca, isto evita o deslocamento humano até a loja, ponto que contribui com a economia indireta e redução de gás carbônico emitido pelos transportes.