18 de novembro de 2022

Você sabe como um painel fotovoltaico gera energia?

tempo médio de leitura: 2 minutos

Além de tecnológica, a energia solar reduz a poluição com as baixas emissões de gás carbônico

A Swift possui algumas lojas do interior de São Paulo e todas as suas vans atendidas por painéis fotovoltaicos. Alguns deles estão localizados nos telhados das lojas e outros se localizam em Fazendas Fotovoltaicas (usinas solares) de fornecedores como a Âmbar Energia (empresa do Grupo J&F), que atendem os pontos de vendas Swift. Estes painéis captam a luz solar e geram energia limpa e renovável por meio das células fotovoltaicas que compõem as placas solares localizadas nos painéis.

As células solares são compostas por materiais semicondutores como o silício que absorvem a luz solar e geram energia a partir da criação de uma corrente elétrica. As placas, compostas por estas células solares, se localizam nos painéis fotovoltaicos e funcionam quando os fótons atingem estas células. Os fótons são partículas que compõem a luz e transportam a energia contida nas radiações eletromagnéticas e, quando entram em contato com os materiais semicondutores das células solares, criam um fluxo de elétrons e assim, uma corrente elétrica chamada de Energia Solar Fotovoltaica.

Além de tecnológica, a energia solar reduz a poluição com as baixas emissões de gás carbônico, demandam baixas manutenções e não prejudicam o meio ambiente em suas instalações – ao contrário das usinas hidrelétricas, por exemplo, que necessitam realizar inundações, destruindo o ecossistema de determinados lugares. Assim, com a implementação dos painéis fotovoltaico, a Swift reforça seu pilar de Respeito ao Planeta e Apoio às Comunidades. Até o 2º semestre de 2025, todas as lojas da marca serão abastecidas com energia solar.

“Desenvolvemos um projeto robusto, em parceria com a Âmbar Energia (Empresa do Grupo J&F) para implementarmos as placas fotovoltaicas. Por serem duráveis, elas necessitam de pouca manutenção e a energia é limpa e renovável, podendo ser utilizada de forma abundante sem prejudicar o meio ambiente”, relata o engenheiro elétrico Sandro Borriero, gerente de manutenção e responsável pela implementação de projetos de sustentabilidade da Swift.

 

Fonte: https://www.portalsolar.com.br/como-funciona-o-painel-solar-fotovoltaico.html