A Swift tem a Responsabilidade Social como um de seus pilares e atua com políticas que fomentam a igualdade de oportunidades, promovendo um ambiente diverso e livre de discriminação. O Programa de Compliance da Swift fortalece as práticas do Código de Conduta e Ética que garantem proteção contra qualquer tipo de discriminação.
A discriminação é definida como uma ação preconceituosa em relação a uma pessoa ou grupo de pessoas e pode ser feita em diversos ambientes. No local de trabalho, por exemplo, ela ocorre quando alguém é tratado de forma injusta ou desigual devido a características específicas como: raça, etnia, identidade de gênero, idade, deficiência, orientação sexual etc.
Conheça alguns tipos de discriminação que acontecem no local de trabalho:
Discriminação racial: o candidato ou colaborador é tratado injustamente por qualquer característica relacionada a sua etnia.
Discriminação por idade: o candidato ou colaborador possui alguma restrição por conta de sua idade; situações de descrições de cargos que possuem especificações com preferências de faixas etárias; ou quando o fator idade é utilizado como critério de contratação e/ou promoção.
Discriminação por gênero: o candidato ou colaborador é afetado por uma manifestação que possui o nome de “sexismo” – pode resultar em machismo (conduta discriminatória que parte do homem para mulher) ou femismo (discriminação que parte da mulher para o homem).
Discriminação de pessoas do grupo LGBTQIAP+: o candidato ou colaborador é tratado injustamente por causa da sua orientação sexual e identidade de gênero, sendo a manifestação denominada como LGBTfobia.